notícias voltar

08/11/2018- Entenda como funciona a transição do governo atual e o próximo
Mudança não é fácil nem simples, imagine a mudança de presidência de um país como o Brasil! A equipe do presidente em exercício, Michel Temer, está se organizando para deixar o governo desde o dia 8 de outubro, a segunda-feira após o primeiro turno. Do lado de lá, a equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro também está se preparando para assumir o comando do país.
Dois meses para mudança
A lei nº 10.609, de 2002, trata sobre a transição entre governos. São dois meses para que o próximo presidente comece seu mandato por dentro dos processos de rotina e da situação deixada pelo presidente anterior.
Acesso a informações sigilosas
A partir do momento em que foi eleito, Bolsonaro pode indicar uma equipe formada por até 50 pessoas para trabalharem em Brasília no processo de transição. Esse grupo terá acesso a todas as informações do governo atual, incluindo questões confidenciais, que deverão continuar em sigilo.
A equipe receberá um relatório de cada um dos 27 ministérios atuais, com o registro de todas as atividades das pastas e as demandas para os próximos meses.
Ministros e equipe
Até o dia 1º de janeiro de 2019, o novo presidente terá que definir sua equipe ministerial e mais de 24 mil cargos que podem ser preenchidos por indicações presidenciais.
Maior mudança desde FHC e Lula
A lei de transição foi estabelecida em 2002 e foi colocada em prática pela primeira vez na troca de governo de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Desde então, o processo foi menos impactante, já que Lula foi sucedido por Dilma Rousseff, que era ministra e do mesmo partido, e, após o impeachment de Dilma, pelo vice-presidente Temer.
fonte
http://www.papocomservidor.com.br/bolsonaro-foi-eleito-e-agora/
tags
http://www.papocomservidor.com.br/bolsonaro-foi-eleito-e-agora/
compartilhar