notícias voltar

28/09/2018 - Conheça quatro plataformas que indicam candidatos compatíveis com as suas opiniões e valores
O primeiro turno das eleições de 2018 acontece no dia 07 de outubro e a disputa para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais está sendo marcada por uma forte polarização política, campanha em peso nas redes sociais, notícias falsas e muita indecisão.
Pensando nos eleitores que ainda não sabem em quem vão votar, listamos três ferramentas que, através de perguntas e respostas relacionadas a economia, educação, segurança, proteção social e outros, indicam quais candidatos mais se aproximam daquilo em que você acredita.
Confira:
Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018 – O Iceberg
A Calculadora de Afinidade Eleitoral tem 23 questões a serem respondidas com “sim, “não” ou “depende”, e no final dá a porcentagem de compatibilidade com os 13 presidenciáveis: Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Geraldo Alckmin (PSDB), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), João Amôedo (Novo), Guilherme Boulos (PSOL), Cabo Daciolo (Patriota), Vera Lucia (PSTU), José Maria Eymael (Democracia Cristã) e João Goulart Filho (PPL).
Há informações sobre cada questão e explicação sobre a metodologia usada para montar a calculadora. A ferramenta foi desenvolvida pelo portal O Iceberg, site de notícias criado por uma equipe de servidores públicos de carreira.
Partidômetro das Eleições pra Deputado – O Iceberg
Também desenvolvida pelo O Iceberg, a ferramenta “partidômetro” mede a compatibilidade do eleitor com os partidos que estão na disputa pelos cargos de deputados estaduais e federais.
Mais de 90% dos votos não vão para o candidato escolhido e sim redistribuídos para o partido. Assim, é importante estar ciente dos valores do partido.
Teste: Que presidenciável sou eu? – revista Veja
São vinte questões, respondidas com “sim” ou “não”, que direcionam os presidenciáveis que mais tem a ver com você. As questões falam de privatização, porte de armas, aborto, impostos e mais.
O #TEMMEUVOTO é focada nos candidatos a senador, deputado federal e deputado estadual. Mais curta, essa ferramenta tem sete questões, cada uma com três opções de respostas.
A plataforma é formada por uma série de organizações da sociedade civil e movimentos, e se declara apartidária, independente e múltipla.
A tecnologia por trás das ferramentas
Essas ferramentas são desenvolvidas com análise de dados, comparando as suas respostas com as respostas dos presidenciáveis para cada questão. Cada escolha parecida soma pontos e cada escolha contrária subtrai. No fim, calculam qual candidato mais se aproxima das suas opiniões.
Mas como saber a resposta dos presidenciáveis? Esses dados são retirados das propostas de governo de cada candidato ou de falas públicas ditas em sabatinas, debates e entrevistas. Além de fazer os testes, vale ir atrás e entender na íntegra a densidade de cada campanha e seus objetivos.
fonte
http://www.papocomservidor.com.br/nao-sabe-em-quem-votar-veja-ferramentas-que-vao-te-ajudar-a-se-decidir/
tags
http://www.papocomservidor.com.br/nao-sabe-em-quem-votar-veja-ferramentas-que-vao-te-ajudar-a-se-decidir/
compartilhar